fbpx
Encontro Pense Futuro: 2º dia destaca cenário atual e planejamento de longo prazo

Encontro Pense Futuro: 2º dia destaca cenário atual e planejamento de longo prazo

O segundo e último dia de debates da edição 2021 do Encontro Pense Futuro, evento online e gratuito organizado pela BB Previdência, apresentou a importância da Previdência Complementar em um planejamento para alcançar realizações pessoais no longo prazo.

Ações e transformações da BB Previdência

A primeira apresentação do dia ficou por conta da Diretoria Executiva da BB Previdência, que abordou dois aspectos: a estratégia da Entidade no atual momento de volatilidade da economia brasileira e também as transformações digitais e de gestão que vêm sendo realizadas internamente.

O Superintendente Executivo de Investimentos, Finanças, Controladoria e Tecnologia, Sergio Maia Reis destacou os principais pontos dos ajustes feitos na política de investimentos da BB Previdência para o período 2022-2026. Entre eles estão, por exemplo, o aumento das alocações em fundos de renda fixa de crédito privado, na carteira de títulos públicos e no exterior.

“As alocações que estamos fazendo vão trazer resultados. Tão logo tenhamos uma redução nas incertezas, as alocações realizadas trarão resultados superiores às suas metas e índices de referência”, projetou Sergio.

Já o Diretor Financeiro e de Investimentos, Gustavo Lellis, reforçou o foco da BB Previdência no aprimoramento de processos e em inovação, resultando em ganhos de eficiência operacional, compliance e melhoria no atendimento.

“Na prática, os resultados que atingimos com essas ações operacionais são a modernização do nosso atendimento, a diminuição do tempo de resposta às demandas internas e externas e a implantação de inovações voltadas para os clientes, sejam Participantes, Assistidos, Patrocinadoras ou Instituidoras”, explicou.

Previdência Complementar como realidade global

Em seguida, Ana Laura Magalhães, Partner na XP Investimentos e fundadora do canal Explica Ana, expôs sua visão sobre a importância da Previdência Complementar em um cenário global de envelhecimento da população. Segundo ela, esta escolha já se mostra altamente consolidada em países desenvolvidos, o que reforça a oportunidade em curso no Brasil.

“Ao entender que é necessário se preparar para a aposentadoria de uma forma privada  enquanto se está economicamente ativo, você tende a ter melhores resultados de manutenção da sua riqueza e do seu estilo de vida por mais tempo. Você precisa se preocupar em manter uma parte da sua economia para perpetuar esse seu ciclo de riqueza por mais tempo, já que iremos viver mais”, disse Ana Laura.

Planejamento de longo prazo no esporte

Campeão olímpico de vôlei pela seleção brasileira e atual comentarista esportivo, Nalbert Bitencourt encerrou as apresentações e contou como a visão de longo prazo desde o início da sua carreira de atleta o ajudou a planejar o futuro ​​– tanto profissional quanto financeiramente.

Nalbert citou como exemplo a lesão que sofreu meses antes da conquista do ouro olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004. Para ele, a confiança no planejamento, traçado pelos especialistas para sua recuperação, e a disciplina servem de referência para a Previdência Complementar.

“Acreditei em tudo o que foi planejado e simplesmente fiz o que tinha de ser feito. Muitas vezes, acordava com dúvidas, algo que certamente acontece com os clientes [da BB Previdência], mas a disciplina me fez ir lá, cumprir o que foi traçado e alcançar o meu objetivo”, contou.

Encerramento

O encerramento do Encontro Pense Futuro ficou a cargo do Vice-Presidente Corporativo e Presidente do Conselho Deliberativo da BB Previdência, Ênio Mathias Ferreira, que reforçou a confiança no planejamento feito pela Entidade para os próximos anos.

“A forma como temos lidado com o cenário atual é para dar segurança dos caminhos que estamos traçando para os próximos anos”, concluiu.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *