fbpx
Simplificando: Regime Geral de Previdência Social x Regime Próprio de Previdência Social

Simplificando: Regime Geral de Previdência Social x Regime Próprio de Previdência Social

Provavelmente, você já ouviu ou leu em algum lugar as siglas RGPS e RPPS quando o assunto era Previdência Social. Sabe o que esses termos significam? Conheça os detalhes e as diferenças entre o Regime Geral de Previdência Social e o Regime Próprio de Previdência Social, modelos que estabelecem as regras de funcionamento da Previdência pública no Brasil.

  • Mesma função

Antes de tudo, é importante deixar claro que, apesar de distintos, ambos os regimes previdenciários possuem o mesmo papel de assegurar ao contribuinte não apenas a sua aposentadoria, mas também o direito a outros benefícios, como salário-família, salário-maternidade, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

A aposentadoria pode se dar por diferentes motivos – compulsoriamente, por idade, por tempo de contribuição ou por invalidez -, cada um com requisitos específicos que devem ser cumpridos pelo trabalhador.

  • Regime Geral de Previdência Social

Regido pelo INSS, o RGPS é o modelo de previdência mais abrangente. É nele que estão inscritos todos os trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, autônomos, empresários, trabalhadores avulsos (sem vínculo empregatício), segurados especiais ou qualquer pessoa que, por conta própria, tenha contribuído para o INSS.

Quem tem carteira assinada já está automaticamente inserido no RGPS. Os demais trabalhadores precisam fazer uma inscrição prévia, devendo cumprir os seguintes requisitos: ser uma pessoa física e estar exercendo atividade remunerada.

  • Regime Próprio de Previdência Social

Já o RPPS é o modelo de previdência adotado pela União, estados, Distrito Federal e municípios para os seus servidores públicos de cargo efetivo. Cada unidade da administração pública pode definir as regras do seu sistema, seguindo, é claro, as diretrizes básicas da Constituição Federal – por isso, esse tipo de regime previdenciário é chamado de Próprio.

Conseguiu compreender a diferença entre as siglas? Siga o nosso blog e acompanhe os perfis da BB Previdência nas redes sociais para conferir mais informações e conteúdos como este.

Compartilhe

2 Comentários sobre “Simplificando: Regime Geral de Previdência Social x Regime Próprio de Previdência Social

    1. Olá Vitório!

      A sua satisfação é a alegria da BB Previdência!
      Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para mais notícias e informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *