fbpx
Oportunidades de investimentos em momentos de volatilidade

Oportunidades de investimentos em momentos de volatilidade

O cenário econômico dos últimos meses tem sido desafiador nos mercados globais. Se você acompanha as últimas notícias sobre o tema pode ter ficado preocupado com seu Plano de Benefícios. Sabemos que esse momento de volatilidade pode causar ansiedade, mas até ele pode ter oportunidades de investimento?

Vamos tentar responder esta pergunta utilizando o gráfico a seguir, que demonstra a evolução da cota consolidada dos planos de benefícios administrado pela BB Previdência.

Ao analisar dois pontos do gráfico, temos, primeiramente, o período até fevereiro de 2020, quando os investimentos vinham se valorizando, e, segundo, após o início da crise sanitária devido à pandemia do novo coronavírus, em que observa-se uma queda na rentabilidade por conta das incertezas do mercado.

Considerando estes dois momentos, as pessoas que fizeram novos aportes ou aumentaram o percentual de contribuição a partir de março de 2020 se beneficiaram desta oportunidade. Em julho de 2020, o valor da cota já havia se recuperado, superando o valor de fevereiro, e continuou valorizando-se até o fechamento de 2020.

O primeiro semestre de 2021 foi positivo, sendo que a cota chegou ao valor de R$ 1,638. Entretanto, dado o avanço da inflação e a crise fiscal no país, voltamos a conviver com uma desvalorização em função destes fatores conjunturais. Vale ressaltar que quanto mais incertezas pela frente, mais volatilidade nos preços dos ativos.

Nestes momentos é importante termos em mente que os planos benefícios administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar são veículos com visão de longo prazo, e que, dado a qualidade dos ativos investidos pela BB Previdência, tendem a se recuperar quando os efeitos conjunturais forem atenuados ou resolvidos.

Percebeu a oportunidade em sua frente? Com seus aportes constantes, você aproveita comprando cotas com valores mais baixos em momentos de alta volatilidade. Assim, quanto maior o número de cotas que você adquire ao longo do tempo, maior poderá ser seu rendimento no cenário de retomada.

Todos os dias, nossos especialistas de investimentos analisam essas oportunidades para diversificar os fundos em que seu patrimônio está alocado. Então, aguente firme e mantenha em mente o objetivo do seu plano de previdência: assegurar uma renda adicional futura para alcançar o padrão de vida desejado na aposentadoria.

Mais dúvidas?

Temos diversos conteúdos especiais sobre o cenário atual de volatilidade e nossa consultoria previdência está à disposição:

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *