fbpx
O que é e como funciona a Paridade Contributiva

O que é e como funciona a Paridade Contributiva

A paridade contributiva está, sem dúvidas, entre os principais benefícios de um Plano Patrocinado de Previdência Complementar. Apesar de ser um conceito simples, é fundamental entendê-lo para melhor avaliar e explorar o investimento feito para a sua aposentadoria.

Antes de tudo, vale reforçar o conceito de Plano Patrocinado: é aquele oferecido por uma empresa ou ente público aos seus colaboradores através de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC).

Neste tipo de Plano, há a chamada paridade contributiva, em que a Patrocinadora investe o mesmo percentual do Participante até um limite pré-estabelecido em regulamento.

Um exemplo prático: imagine que um colaborador contribui com 5% do seu salário para a Previdência Complementar, totalizando R$ 200 por mês. Se o limite de contribuição da Patrocinadora, chamado teto da paridade contributiva, for maior ou igual a este percentual, ela investirá junto os mesmos R$ 200, oferecendo ao Participante 100% de rentabilidade já na largada.

O ganho acaba se tornando ainda maior com o passar do tempo, já que tanto a contribuição do Participante quanto a da Patrocinadora contam com os juros compostos trabalhando a seu favor. Ou seja, todo mês os rendimentos são calculados em cima do montante já acumulado – o que faz grande diferença quando se trata de um investimento de longo prazo.

Se você já tem um Plano na BB Previdência, é muito importante acompanhar seu extrato de contribuições, os resultados de investimentos e a rentabilidade da sua Previdência Complementar pelo Acesso Restrito do portal da nossa entidade, bem como revisar seus investimentos periodicamente. Também pelo Acesso Restrito, você pode acessar o seu extrato e simular um ajuste no seu percentual de contribuição.

Veja abaixo como melhorar suas finanças para poder investir ainda mais no seu futuro:

Impulso: um inimigo das finanças pessoais

Práticas indispensáveis para cuidar da sua vida financeira

Aprenda a fazer um planejamento financeiro de longo prazo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *